ABPol promove cursos com descontos para associados da ABTB

02/09/2022
ABPol promove cursos com descontos para associados da ABTB

A Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) está promovendo uma série de importantes cursos para a indústria a partir deste mês de setembro.

Reforçando a parceria estabelecida com a ABTB, a entidade oferece descontos iguais para os associados de ambas associações, proporcionado uma excelente oportunidade para  a aquisição de mais conhecimento.

Confira os cursos:

Blendas Poliméricas: Estrutura, Propriedades e Aplicações

Data: 29/09/2022 - 29/09/2022

Sobre o curso: O curso de Blendas Poliméricas tem por objetivo levar ao público técnico conhecimentos importantes para exercerem as funções de especificar e projetar peças com esses plásticos de engenharia diferenciados. Nele, o instrutor aborda as principais blendas de plásticos de engenharia em uso no Brasil, principalmente pelas indústrias automobilísticas, eletroeletrônica, telecomunicações, entre outras. Conceitua o processo de obtenção e fabricação destes polímeros, analisa a relação estrutura molecular-morfologiapropriedades e os tipos comerciais mais importantes.

Horário: 14h às 17h15

Carga Horária: 3 horas

Sobre o Palestrante:

Paulo A. Santos (http://lattes.cnpq.br/8486237044737995) é formado pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, em Engenharia de Materiais com especialização em Polímeros. É Mestre e Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp com ênfase em compósitos reforçados com fibras naturais e blendas biodegradáveis, sendo autor de três patentes internacionais nestas áreas. Possui cursos de Blendas Poliméricas, Termoplásticos de Engenharia e processos de transformação, realizados na GE Company dos Estados Unidos e Europa. É autor de vários artigos publicados em revistas técnicas nacionais e internacionais, bem como do livro “Plásticos de Engenharia - Principais Tipos e sua Moldagem por Injeção” da Editora Artliber (2010). Em sua carreira de 36 anos em diversas empresas de termoplásticos, atuou nas áreas de Qualidade Assegurada, Assistência Técnica, Desenvolvimento de Produtos e Aplicações, Tecnologia, Gerencia de Produtos/Mercados, sendo sua última posição na SABIC Innovative Plastics.

Saiba mais sobre o curso: Clique aqui

Inscreva-se: Clique aqui

----

A Indústria Têxtil e o Reaproveitamento de Resíduo

Data: 17/10/2022 - 19/10/2022

Sobre o curso: A tecnologia têxtil aborda os processos de produção de fibras, fiação, tecelagem, acabamento de tecidos, materiais utilizados como matérias-primas para as indústrias de confecção e outros setores. Diante desse contexto, esse minicurso tem como proposta apresentar os processos de fiação têxtil, o uso de fibras têxteis, assim como também uma introdução sobre tecelagem, beneficiamento têxtil e inovações que englobam a Indústria Química no setor têxtil.

Horário: 10h às 12h

Carga Horária: 6 horas

Sobre a Palestrante:

Thaiane Nolasco (http://lattes.cnpq.br/1912800136378010) é doutoranda em Engenharia Química na linha de pesquisa de Novos Materiais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolvendo projeto que envolve economia circular, nanotecnologia e engenharia têxtil. Atuou como Pesquisadora no Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT, no projeto "Transformando Rejeito Têxtil Sintético em Matéria-Prima", com a produção de têxteis sustentáveis a partir da rota tecnológica desenvolvida para aproveitamento de fibras têxteis. Possui especialização em Engenharia de Materiais e graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Saiba mais sobre o curso: Clique aqui

Inscreva-se: Clique aqui.

----

Engenharia macromolecular: como “construir” polímeros com diferentes arquiteturas através da polimerização radicalar

Data: 21/11/2022 - 25/11/2022

Organizador: ABPol

Sobre o curso: No final do século XX, surgiram os primeiros trabalhos sobre a polimerização radicalar por desativação reversível (Reversible Desactivation Radicalar Polymerization – RDRP), mostrando a possibilidade de obter polímeros com massa molar definida, monodispersos e com diferentes funcionalidades e arquiteturas (em bloco, estrela, palma, etc). Devido ao potencial da técnica de polimerização radicalar, amplamente utilizada em processos industriais, ocorreu um aumento expressivo de publicações e patentes na área, relacionadas ao desenvolvimento de novos materiais e tecnologias que pudessem ser aplicadas em diferentes áreas e produzidas em escala industrial. Esse curso irá apresentar as características fundamentais, vantagens e desvantagens, assim como a aplicação de cada técnica de RDRP, com ênfase, na polimerização radicalar por transferência de átomo (ATRP) e por transferência de cadeia por adição-fragmentação reversível (RAFT).

Horário: 18h30 às 20h30

Carga Horária: 10 horas

Sobre o Palestrante:

Prof. Dr. Cesar Liberato Petzhold (http://lattes.cnpq.br/9002682113889454) é professor titular do Departamento de Química Orgânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua desde 1989. Desenvolve pesquisa na área de síntese de polímeros através de técnicas de polimerização radicalar por desativação reversível e da preparação dos materiais a partir de fontes renováveis, em especial, óleos vegetais. É orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química e Ciência dos Materiais da UFRGS e ministra disciplinas de Polímeros na pós-graduação e na graduação. Desde 2012 participa na ABPol como membro do Conselho, sendo que nas últimas gestões atuou, também, na Diretoria da ABPol. É editor associado da Revista Polímeros: Ciência e Tecnologia e tem participado ativamente do Comitê Organizador e/ou Cientifico do CBPOL.

Saiba mais sobre o curso: Clique aqui

Inscreva-se: Clique aqui

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB