Novo Centro de Distribuição da Evonik apresenta alto índice de eficiência

01/03/2024
Novo Centro de Distribuição da Evonik apresenta alto índice de eficiência

A Evonik, renomada líder global em especialidades químicas, comemora um ano de sucesso desde a inauguração de seu novo Centro de Distribuição (CD) em Guarulhos, São Paulo, em 7 de fevereiro de 2023. Durante esse período, o CD não apenas aprimorou a eficiência operacional, mas também reforçou o compromisso da empresa com a excelência logística, inovação e sustentabilidade.

Os indicadores do primeiro ano revelam grandes conquistas, como o aumento da pontualidade na entrega (on time delivery) de 91% em 2022 para impressionantes 97% em 2023. Além disso, o tempo de permanência no CD (residence time) foi reduzido para menos de uma hora e trinta minutos em 90% dos processos, evidenciando melhorias significativas na eficiência operacional.

As iniciativas focadas em sustentabilidade, uma prioridade em todas as áreas de atuação da Evonik, geraram resultados extremamente positivos. A implementação de empilhadeiras elétricas e a instalação de telhas translúcidas com pintura especial resultaram em uma economia significativa de energia elétrica. As ações na área de Supply Chain, como a renegociação com agentes logísticos e a utilização de bitrem para o transporte de contêineres do porto de Santos até o CD, prometem uma economia de aproximadamente R$ 1,1 milhão em 2024, acompanhada por uma redução substancial nas emissões de CO2.

Os benefícios decorrentes do uso de bitrem reduziram pela metade o número de viagens do porto de Santos até o CD de Guarulhos, resultando em uma diminuição significativa das emissões e otimização do processo: redução de 50% nos quilômetros percorridos e nos caminhões, além de um consumo 30% menor de combustível por kg/km transportado, gerando menor custo e impacto ambiental.

“A ampliação e modernização do novo Centro de Distribuição demonstra nosso comprometimento em prestar um atendimento logístico de excelência aos clientes da América Central e do Sul, além de oferecer suporte ao crescimento dos nossos negócios na região”, destaca Ricardo Toscano, Head de Supply Chain da Evonik para a América Central e do Sul.

Responsabilidade social

Além de ser um centro logístico eficiente, o CD desempenhou um papel ativo nas iniciativas de responsabilidade social da Evonik. A empresa apoiou o projeto Natal Solidário 2023 da Prefeitura de Guarulhos, por meio da doação de brinquedos, e realizou seu primeiro Open House, recebendo alunos e professores do Centro Universitário Eniac, de Guarulhos.

“Reunimos cerca de 90 participantes, proporcionando uma experiência educacional prática sobre logística e administração. Para este ano, planejamos realizar mais dois encontros em parceria com instituições de ensino da região, contribuindo para a formação profissional de futuros talentos”, comemora Fábia Dias, Gerente Sênior de Supply Chain.

Ao celebrar esse marco, a Evonik reafirma seu compromisso contínuo com a excelência operacional, sustentabilidade e responsabilidade social. O sucesso do novo Centro de Distribuição em Guarulhos ilustra a dedicação da Evonik em agregar valor aos seus clientes, parceiros e às comunidades locais.


Fonte: ABC do ABC

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB