Patagonia lança roupa sustentável feita de borracha natural, promovendo um ciclo sem resíduos

16/02/2024
Patagonia lança roupa sustentável feita de borracha natural, promovendo um ciclo sem resíduos

A Patagônia, marca reconhecida por sua postura ambientalista no setor de produtos outdoor, deu um passo importante em direção à sustentabilidade no surf. A empresa lançou recentemente seu primeiro programa de reciclagem de roupas de borracha, além de apresentar o mais recente modelo da linha Regulator, fabricado com Yulex, uma borracha natural derivada de árvores.

Em resposta às crescentes preocupações éticas relacionadas à produção de neoprene, a marca tem desempenhado um papel importante desde 2012, quando começou a fabricar trajes "livres de neoprene". Os trajes Regulator, resultado de uma colaboração entre as equipes internas de reparo e design da Patagônia, destacam-se pela sua durabilidade aprimorada, alcançada pela eliminação de costuras em áreas de alta tensão e frequentemente reparadas.

O programa de reciclagem da marca oferece uma solução ambientalmente responsável para o descarte de roupas de borracha antigas. Wetsuits usados podem ser enviados à Patagônia e transformados em pigmentos pretos para a fabricação de novos trajes e mochilas. Essa tecnologia, em desenvolvimento há seis anos, representa um avanço significativo na gestão do ciclo de vida do vestuário de surf.

O Gerente de Linha de Produtos da Patagonia, Hub Hubbard, ressalta a singularidade desse processo, comparando-o a um ciclo de reciclagem infinito. “Você pode usar um traje de Yulex antigo como ingrediente para fazer um novo traje, e esse ciclo pode se repetir indefinidamente. Além disso, pode ser utilizado para tingir todos os fios usados nas forrações dos trajes, mochilas, ou qualquer coisa. Simplificando, é como um bolo. Não dá para pegar um bolo velho e fazer um novo bolo, mas e se você puder transformar um bolo velho em farinha e usá-lo para assar um novo bolo? Isso é radical”, diz.

A Patagonia também reforça seu compromisso com a durabilidade ao oferecer garantia de reparo gratuito em caso de rasgos nas roupas, diretamente em sua loja em Ventura, na Califórnia, sem prazo de validade.

Como uma marca reconhecida por suas iniciativas de responsabilidade social e ambiental, a Patagonia mantém sua posição como referência em inovação consciente. A empresa tem desafiado investidores de combustíveis fósseis e defendendo uma legislação climática progressista, além de destinar milhões de dólares a países ao redor do mundo.

Em um momento crucial de conscientização ambiental, a Patagonia surge com uma solução importante para um futuro mais sustentável no mundo do surf.


Fonte: Revista Hardcore

Imagem:  Patagonia

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB