Asfalto-borracha torna estradas mineiras mais sustentáveis

20/10/2025
Asfalto-borracha torna estradas mineiras mais sustentáveis

O Governo de Minas Gerais aumentou em mais de 2.400% o uso de asfalto-borracha em obras rodoviárias nos últimos cinco anos, segundo dados da empresa fornecedora do material ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG). A adoção da técnica resultou na retirada de aproximadamente 1,6 milhão de pneus do meio ambiente.

O volume de asfalto-borracha utilizado passou de 1.107 toneladas em 2020 para 40.115 toneladas em 2024. De acordo com a fornecedora, o DER-MG é o órgão público que mais utiliza o material no Brasil, com um total acumulado de 80 mil toneladas no período.

Segundo o DER-MG, o asfalto de borracha incorpora 15% de pó de pneus descartados em sua composição. Misturado ao concreto asfáltico de petróleo (CAP) e aquecido em reatores específicos, o produto final apresenta alta viscosidade e ponto de amolecimento elevado, garantindo durabilidade até cinco vezes maior que o asfalto convencional.

O departamento destaca que a elasticidade do material reduz deformações e trilhas causadas por veículos de carga, além de conferir maior resistência a variações de temperatura e diminuir a formação de trincas. O uso de pneus reciclados evita a geração de passivo ambiental, contribui para a redução da emissão de carbono – equivalente à preservação de mais de 40 mil árvores – e impede que pneus acumulando água se tornem criadouros de mosquitos transmissores de doenças como a dengue.

Legislação e custo-benefício

O aumento expressivo do uso do asfalto-borracha está alinhado à Lei Estadual nº 18.719/2010, que prioriza a utilização de massa asfáltica com borracha de pneus inservíveis na construção e recuperação de vias públicas. O DER-MG informa que o material apresenta comprovado custo-benefício, garantindo maior durabilidade das obras e reduzindo a necessidade de reparos frequentes.

Trechos e perspectivas para 2025

Entre os trechos que já receberam o asfalto-borracha estão a MGC-496, entre Corinto e Pirapora, e a MG-164, ligando Bom Despacho a Martinho Campos. A técnica também foi aplicada na pavimentação da LMG-739, entre Congonhas do Norte, Ouro Fino e Conceição do Mato Dentro. Para 2025, o DER-MG projeta recuperar mais de 400 quilômetros da malha estadual utilizando o material sustentável.


Fonte: MSN

Imagem: Canva

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB