Boas Festas

23/12/2020
Boas Festas

Parecia ser um ano sem fim, mas já estamos em dezembro. Fim do ano é sempre um bom momento para pensarmos um pouco sobre a vida, lembrar das maravilhas que temos a agradecer e também de tudo aquilo que nunca mais voltaremos a fazer. Não está sendo um ano fácil, mas passar por momentos difíceis faz parte da vida de todos e por mais duro, áspero e difícil que o momento está sendo, devemos aproveitar e tirar algo de bom. Aproveite para crescer, mudar e fazer desses momentos uma experiência para levar na vida toda.

Será que essa crise não veio também para nos alertar e mostrar que somos capazes, empresas, governos e cidadãos, de implementar um novo ritmo de vida que seja positivo e gere melhor impacto? As empresas e entidades de classe tiveram de se reinventar e encontrar novas formas de se comunicar com suas equipes e seus associados, para mantê-las ativas e motivadas. As que eram resistentes ao método home office ou ensino a distância, por exemplo, tiveram de ceder e acabaram descobrindo que essa pode ser uma boa forma de trabalho.

Descobrimos que aquelas reuniões presenciais, com horas de duração, talvez pudessem ter sido feitas com muito mais efetividade por vídeo conferência. Não são para todos que esse esquema funciona, mas para muitas, sim. Então, porque não trazer esse formato para 2021 e aperfeiçoá-lo? Não por obrigação ou por necessidade de força maior, mas como forma de trabalhar aquilo de novo que aprendemos.

A ABTB através de suas lideranças também teve que se reinventar e trouxe o webinar para fazer o que de melhor sabe que é trazer e disseminar conhecimento relativo ao mundo da borracha. No momento estamos trabalhando para organizar para o início do segundo trimestre de 2021 o nosso 18º Congresso Brasileiro de tecnologia da Borracha 100% virtual. Se até lá voltaremos a nos encontrar pessoalmente, não sabemos ainda mais o que sabemos até o momento que muitas mudanças vieram para ficar . Uma coisa é certa: tivemos de desacelerar, em todos os sentidos.

Aprendemos tantas coisas com a pandemia do novo corona vírus, mas talvez a principal dela foi descobrir que sozinhos não somos nada, nem ninguém. Aliás, o "fazer juntos" se tornou um mantra. Sem cooperação coletiva não teríamos saído dessa crise. Foi o momento de nos conectarmos com pessoas de agora e com aquelas com quem não tínhamos contato há algum tempo.

Ao desacelerar, tivemos tempo para prestar mais atenção no outro e em nós mesmos. Aprender a identificar e a lidar com nossas próprias emoções de uma forma nunca vista antes no mundo pós-moderno, a ter um olhar mais generoso em relação a si próprio e ao próximo. Perdi a conta de quantas lives assisti, trazendo os mais diversos assuntos. Desde temas técnicos ligados ao segmento da borracha  até sobre como lidar com o psicológico em meio à pandemia e ao confinamento , mesmo com as restrições implementadas. É a maravilha da comunicação.

Cada obstáculo é uma oportunidade de evidenciarmos as nossas forças e acredite que no final de tudo são as dificuldades enfrentadas que darão verdadeira ênfase à nossa vitória. Toda nova etapa deve ser comemorada, ganhamos uma ótima oportunidade de eliminar tudo que já não traz felicidade para nossas vidas e assim obtemos mais espaço para vivermos novas alegrias! Vamos nos cercar de pensamentos positivos e continuar a dar o nosso melhor sempre que possível.

Que este novo ano chegue primeiramente com muita saúde e coragem, pois assim já temos o suficiente para conseguirmos todo o resto. Que também nunca nos falte trabalho e vontade de aprender. Um muitíssimo obrigado a todos os associados, patrocinadores e colaboradores da ABTB que contribuíram para o crescimento de nossa associação. E lembre-se: dias melhores sempre chegam.

Texto por André Mautone

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB