Congresso Brasileiro de Heveicultura será realizado em Piracicaba

26/09/2021
Congresso Brasileiro de Heveicultura será realizado em Piracicaba

Evento aproxima produtores, indústria e pesquisadores para discutirem temas da cadeia produtiva da borracha natural

por Heiko Rossmann

O Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) e a Lateks Comunicação promovem o VII Congresso Brasileiro de Heveicultura - CBH2021, de 10 a 12 de novembro de 2021, em Piracicaba, cidade paulista localizada a 70 quilômetros de Campinas. O objetivo do evento é discutir e apresentar soluções para os principais desafios ao desenvolvimento do setor heveícola, bem como apresentar os avanços tecnológicos e as novas exigências do mercado consumidor.

A importância da borracha natural extraída da seringueira (Hevea brasiliensis) reside no fato de ser matéria?prima na fabricação de produtos em diversos setores da economia, com destaque para a indústria automotiva (peças e pneus), siderúrgica, de mineração e calçadista, além da saúde (luvas de borracha, cateteres e preservativos).

“A heveicultura também se destaca por ser uma as atividades do agronegócio de grande importância ambiental, dada a sua elevada capacidade de captura de carbono atmosférico, contribuindo para a redução do aquecimento global”, explica Gilmar Gusmão Dadalto, presidente do Cedagro.

Fundado em 2014, em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que atua na elaboração de políticas de apoio e fomento ao agronegócio, na realização de estudos em áreas estratégicas, na promoção de eventos técnico-científicos e assistência técnica na produção, comercialização e gestão de negócios agrícolas e ambientais.

Produção concentrada

A produção de borracha natural se concentra na região da Ásia/Pacífico, com 91% da oferta mundial. O Brasil, centro de origem e de diversidade genética da seringueira, responde por apenas 1,4% da produção mundial, ou cerca de 200 mil toneladas por ano.

“Desde a década de 1950, quando o país se tornou definitivamente um importador de borracha natural, o déficit do produto no mercado interno cresce a cada ano por falta de planejamento e de uma política pública proativa para estimular os investimentos em novos plantios”, afirma Heiko Rossmann, diretor da Lateks Comunicação.

Com sede em Piracicaba, município distante 157 quilômetros da capital paulista, a Lateks é uma empresa de comunicação especializada no setor da borracha. Fundada em 2009 para a edição da Revista Lateks, hoje é gestora do portal Borracha Natural (borrachanatural.agr.br), lançado em meados do ano 2000. Tem como principal executivo Heiko Rossmann, engenheiro agrônomo e especialista em mercado da borracha.

Demanda latente

A produção brasileira responde por cerca de um terço da demanda nacional. Porém, sob os efeitos da recente crise econômica mundial, que reflete na retração do consumo de bens e serviços, a produção tem representado 45% do consumo. “Existe uma demanda de consumo latente no Brasil”, complementa.

O Estado de São Paulo é hoje o maior produtor nacional, com 66,7% do total, seguido por Minas Gerais (6,63%), Goiás (6,62%) e Bahia (6,47%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo também se destacam na

atividade.

Para Rossmann, a limitação de áreas agrícolas nos principais países produtores e exportadores de borracha natural é uma oportunidade para o surgimento de um novo grande fornecedor. “E o Brasil poderia ocupar esta posição”, conclui.

“Aliando questões econômicas com temas ambientais, como mudanças climáticas e sustentabilidade”, complementa Dadalto.

O evento será realizado no Teatro Municipal Erotídes de Campos, comumente chamado de “Teatro do Engenho”, no Parque do Engenho Central. Mais informações e formulário de inscrição podem ser encontrados no site do evento, disponível em congressodeborracha.com.br.

A ABTB é um das patrocinadoras do evento.

Fonte: Revista Borracha Natural/Lateks

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB