EMBRAPII e BRDE debatem novas ações para financiamento de projetos de inovação

11/05/2021
EMBRAPII e BRDE debatem novas ações para financiamento de projetos de inovação

Parceria entre as organizações beneficia empresas da Região Sul que desejam inovar

O acordo de aliança estratégica entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) está com novas ações para fomentar e apoiar projetos de inovação de empresas industriais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

“Nós queremos que a ciência, por meio da pesquisa e inovação, traga muitos frutos para o Sul. Por isso essa parceria com a EMBRAPII ganha relevância. Temos a oportunidade de viabilizar projetos de extrema importância à região”, afirma o vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley.

Por meio do acordo, o BRDE vai oferecer crédito de longo prazo – no âmbito das linhas de inovação operadas pelo banco, para empresas aptas a receberem recursos não reembolsáveis da EMBRAPII. A ideia é garantir recursos para que empresas possam financiar a contrapartida financeira que o modelo EMBRAPII estabelece. 

A EMBRAPII oferece até 50% do valor dos projetos em recursos não reembolsáveis e uma rede de 64 centros de pesquisas credenciados (Unidades EMBRAPII), com infraestrutura e equipe qualificada para ajudar o setor empresarial a superar seus desafios tecnológicos, mas exige que a empresa financie parte do projeto.

 O diretor de Planejamento e Relações Institucionais, José Luis Gordon, explica que já ocorreu das Unidades EMBRAPII identificaram projetos de PD&I muito bons, com boas perspectivas de mercado, mas que acabavam não sendo executados em função da falta de recursos das empresas para arcar com a sua parte.

“ O modelo de cofinancimento da EMBRAPII diminui o risco e custo da inovação para o setor empresarial. No entanto, há empresas, sobretudo as de menor porte, que não contam com capital necessário para financiar a contrapartida delas no projeto. Com a parceria, estamos oferecemos uma oportunidade para viabilizar a execução do projeto, permitindo o desenvolvimento de projetos e processos inovadores”, destaca.

A parceria entre a EMBRAPII e o BRDE se soma a uma série de iniciativas voltadas para aumentar a competitividade da indústria nacional e a facilitar acesso a crédito com mais agilidade e menos burocracia. Acordos semelhantes foram firmados com outras instituições financeiras, dentre elas o Banco Regional do Nordeste (BNB), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Fonte: Embrapii

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB