Goodyear desenvolve pneu com 70% de material sustentável com inovações líderes do setor

13/01/2022
Goodyear desenvolve pneu com 70% de material sustentável com inovações líderes do setor

A empresa fez um progresso significativo em direção à sua meta de um pneu 100% de material sustentável até 2030.

No dia 5 de janeiro, a Goodyear Tire & Rubber Company anunciou o lançamento de um pneu de demonstração com 70% de conteúdo de material sustentável, incluindo inovações líderes do setor.

“Definimos uma meta ambiciosa em 2020 para criar um pneu feito 100% com materiais sustentáveis ??em 10 anos, e nossos cientistas e engenheiros fizeram um grande progresso em direção a essa meta”, disse Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia. . “Esta é uma conquista emocionante que demonstra nosso compromisso em aumentar o uso de materiais sustentáveis ??em nossos pneus.”

O pneu com 70% de material sustentável inclui 13 ingredientes em nove componentes diferentes do pneu, incluindo os descritos abaixo. Os indicadores de desempenho da empresa mostraram que as propriedades dos componentes proporcionam um forte desempenho geral do pneu.

· O negro de fumo é incluído nos pneus para reforço de compostos e para ajudar a aumentar sua vida útil e tem sido tradicionalmente feito pela queima de vários tipos de derivados de petróleo. O novo pneu da Goodyear apresenta três negros de fumo diferentes que são produzidos a partir de metano, dióxido de carbono e óleo vegetal. As avaliações iniciais do ciclo de vida demonstram emissões de carbono reduzidas em comparação com os métodos atuais de produção de negro de fumo ou o uso de fontes de matéria-prima de base biológica ou de resíduos.

· O uso de óleo de soja em pneus é uma inovação significativa da Goodyear que ajuda a manter o composto de borracha de um pneu flexível em temperaturas variáveis. O óleo de soja é um recurso de base biológica que reduz o uso de produtos à base de petróleo pela Goodyear. Enquanto quase 100% da proteína de soja é usada em aplicações de alimentos/rações para animais, um excedente significativo de óleo sobra e fica disponível para uso em aplicações industriais.

· A sílica é um ingrediente frequentemente usado em pneus para ajudar a melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível. O novo pneu da Goodyear contém uma variedade única de sílica produzida a partir de cinzas de casca de arroz, um subproduto do processamento de arroz que muitas vezes é descartado e colocado em aterros sanitários. Uma sílica de alta qualidade foi produzida a partir desta cinza residual.

· O poliéster é reciclado a partir de garrafas plásticas e outros resíduos plásticos, revertendo o poliéster em seus produtos químicos básicos e reformando-os em poliéster de grau técnico viável para cordas de pneus.

O pneu com 70% de material sustentável foi produzido como pneu de demonstração.

Fonte: Goodyear

Imagem: Pexels

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB