Indústria de pneus apóia novos padrões para melhor classificação ambiental

12/07/2018
Indústria de pneus apóia novos padrões para melhor classificação ambiental

Genebra, Suíça - O Projeto Indústria de Pneus (TIP, do inglês Tire Industry Project) anuncia o lançamento de novas Regras de Categorias de Produtos (PCRs, do inglês Product Category Rules) para a indústria de pneus.

Encomendadas pelo TIP e desenvolvidas e publicadas pelo internacionalmente respeitado instituto UL Environment, as PCRs garantem a conformidade com os padrões de informação e transparência ao criar uma Declaração Ambiental de Produto (EPD- Environment Porduct Declaration), um selo ambiental verificado e registrado de modo independente para os impactos do ciclo de vida de um produto.

“Os membros do TIP identificaram a necessidade de um PCR abrangente e globalmente relevante para permitir uma consistência melhorada nas análises de avaliações do ciclo de vida”, disse Anne-Cecile Remont, diretora do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD). “As PCRs de pneus são uma contribuição proativa da indústria para aumentar a transparência ambiental, ajudando a reduzir o impacto ambiental do ciclo de vida do pneu.

Este é um compromisso importante da indústria para melhorar o desempenho ambiental. ”Os PCRs da indústria de pneus foram desenvolvidos para serem adequados para a criação de EPDs em qualquer região do mundo. "A UL Environment aplaude a indústria de pneus por seu compromisso com o desenvolvimento das PCRs e tem o prazer de trabalhar com a TIP para emitir PCRs abrangentes que permitirão a criação de EPDs em mercados globais", disse Anna Lasso, gerente de produto de Declarações Ambientais de Produto da UL Environment.

“Como os pneus são um produto que a maioria da população usa ou encontra todos os dias, os fabricantes que buscam EPDs têm a oportunidade de causar um impacto positivo no meio ambiente, compreendendo melhor os impactos ambientais de seus produtos.” conclusão de uma fase piloto que incluiu revisão e teste de especialistas pela membro do TIP e consultora de sustentabilidade, Quantis.

“Estamos muito orgulhosos de ter feito parte deste importante projeto colaborativo que reuniu fabricantes de pneus de todo o mundo para definir regras comuns para medir o desempenho ambiental de pneus”, disse Violaine Magaud, especialista em sustentabilidade do setor de pneus da Quantis.

O processo piloto de PCRs também envolveu a participação da Associação de Gestão Ambiental do Japão para a Indústria (JEMAI) para a "Ecoleaf" e o Programa Internacional EPD da EPD International, ambos integrando as PCRs de seus respectivos EPDs.

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB