Marangoni e Vipal continuam conversando para concretizar sinergias por meio de aliança global

10/07/2021
Marangoni e Vipal continuam conversando para concretizar sinergias por meio de aliança global

Os observadores regulares do setor de reforma de pneus estarão cientes das especulações surgidas no início de junho sobre o andamento do acordo global de cooperação entre Marangoni e Vipal, gerado a partir de reportagens publicadas na imprensa local de Trentino, no norte da Itália, em particular, uma peça analítica publicada em L'Adige, que, com base nos comentários feitos por Vittorio Marangoni no relatório para o balanço financeiro de Marangoni de 2020, sugeria que as duas empresas estavam em qualquer estágio avançado de negociações para a Vipal adquirir 60% do capital social da Marangoni Spa , a ser realizada por meio de futuros aumentos de capital.

Mais conversas em andamento

Após as negações de ambas as partes como parte do processo de apaziguamento da imprensa local fortemente politizada, Retreading Business conversou com Vittorio Marangoni e com o Diretor de Negócios Internacionais da Vipal , Leandro Rigon, para saber mais sobre o que realmente estava acontecendo dentro da aliança global e para ter uma ideia do estado atual das negociações entre os dois grupos.

Claro, ambas as partes começaram com a ressalva de que os acordos de não divulgação significavam que nenhuma delas poderia falar abertamente sobre o que está acontecendo, e ambas eram críticas à imprensa italiana, com Rigon alegando que muitos aspectos das reportagens da imprensa italiana eram falsos, e Vittorio Marangoni falando sobre “notícias falsas”, mas depois de um tempo começou a surgir uma imagem de para onde a aliança global poderia estar caminhando.

Crucialmente, nenhuma das partes descartou a emissão de ações da Vipal no Marangoni Spa por meio de um aumento de capital, e Vittorio Marangoni não negou a implicação do que foi dito nos relatórios financeiros relativos ao potencial desdobramento 60/40, mas enfatizou que essa questão apenas um aspecto de uma série de negociações em andamento muito complexas para encontrar a solução ideal para trabalhar em conjunto, com o foco em identificar as principais sinergias entre os dois grupos em uma variedade de áreas e, em seguida, encontrar a melhor maneira de aproveitar essas sinergias. Certamente, a inferência de que as duas partes estavam prestes a finalizar um acordo de aquisição global foi negada.

Tanto Marangoni quanto Rigon , no entanto, enfatizaram o fato de que o curso da pandemia representou uma barreira séria para o avanço das negociações na velocidade que gostariam, e ambos expressaram a esperança de que elas pudessem avançar após reuniões presenciais são capazes de retomar.

O que pôde ser esclarecido foi o fato de que a aliança global nas Américas, pelo menos, já é uma realidade. 51% da Marangoni Tread North America (MTNA) foi adquirida em 2019 e, embora a Marangoni e a Vipal continuem operando de forma independente na América do Norte , Leandro Rigon manifestou a esperança de que sua empresa consiga avançar no aproveitamento das sinergias entre as duas empresas daquela região à medida que o impacto da pandemia diminui.

Enquanto isso, a Vipal e a Marangoni confirmaram que os planos da Marangoni Tread Latino America Ltda, com sede perto de Belo Horizonte, Brasil , são semelhantes aos já implementados na América do Norte . No entanto, com as operações brasileiras atualmente em reestruturação, as alterações acionárias não podem ser implementadas até que a reestruturação legal seja concluída.

As operações da Marangoni na Argentina, por sua vez, continuam sob licença, após a alienação da Marangoni de suas ações na joint venture naquele país. Este, salienta Vittorio Marangoni, é agora o mesmo acordo que a empresa tem com a MTNA , ou seja, um contrato de licença com a produção local.

As negociações com relação a outras regiões globais, bem como outras áreas de sinergia, ainda estão em andamento, portanto, não podem ser discutidas abertamente. No entanto, discussões adicionais com Vittorio Marangoni sobre as áreas de foco atuais do Grupo Marangoni dão uma boa ideia de algumas das áreas que provavelmente estarão em discussão.

A área mais óbvia é a realização de sinergias na Europa, particularmente na área de produção e distribuição. A Vipal possui instalações de distribuição na Espanha, Alemanha, Eslovênia e Reino Unido, mas nenhuma unidade de produção própria. Um dos principais desenvolvimentos na instalação de fabricação da Marangoni em Rovereto é o desenvolvimento de um centro de tecnologia, por meio do qual as instalações da planta são disponibilizadas para empresas terceirizadas, incluindo o uso compartilhado de banbury, laboratórios, instalações de P&D, produção e logística da Marangoni . Pode-se imaginar que o desenvolvimento dessa sinergia estará no topo da lista de prioridades.

A outra área que vem à mente é a área de tecnologia de reforma. Tanto Vittorio Marangoni quanto Leandro Rigon evitaram especificidades quando questionados sobre o potencial de cooperação entre a TRM e a Vipal Machinery . No entanto, Vittorio Marangoni confirmou que o desenvolvimento de novas tecnologias de recauchutagem estava no topo da lista de prioridades da empresa, com particular destaque para a automatização. “A recauchutagem está ganhando importância globalmente, mas ainda não é competitiva o suficiente”, disse ele. No entanto, desde o desinvestimento da Marangoni Meccanica, a TRM está trabalhando muito mais próximo do Marangoni Spa do que no passado. Na verdade, o RoveretoA instalação agora serve ativamente como uma instalação de teste para novas tecnologias. Resta saber como a Marangoni e a Vipal farão o melhor uso das sinergias nessa área.

Fonte: Retreading Business

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB