Programa NextLap incentiva inovações sustentáveis a partir de pneus

08/01/2025
Programa NextLap incentiva inovações sustentáveis a partir de pneus

O programa NextLap, criado pela Beta-i e promovido pela Valorpneu em Portugal, utiliza borracha, aço e têxtil provenientes de pneus para fomentar soluções inovadoras. Em sua terceira edição, o projeto conta com o Expresso como media partner.

Anualmente, 30 milhões de toneladas de pneus são descartadas no mundo, com apenas 25% sendo recicladas. Esse é o desafio enfrentado por uma indústria em busca de alternativas para reduzir o impacto ambiental, reutilizando os componentes dos pneus – borracha, aço e têxtil – em novos produtos e aplicações. O NextLap, um programa de aceleração, tem convidado startups de seis países a desenvolverem soluções criativas para esse problema. Em 2023, cinco empresas e cinco startups portuguesas participaram, resultando em sete projetos voltados para a reutilização de materiais reciclados. Entre os vencedores estavam a Farcimar, que criou uma barreira acústica a partir de borracha, e a Decathlon, que utilizou borracha reciclada em solas de tênis.

Nesta edição, que ocorrerá entre 2024 e 2025, o NextLap continuará seu trabalho de aceleração, com a parceria da Genan e Valorpneu, e a colaboração do Expresso.

Setores em foco

Os setores que poderão apresentar soluções para reutilização desses resíduos incluem química, comércio, construção, mobiliário, gestão de resíduos, esporte, têxtil e transportes. O objetivo é reduzir a pegada de carbono e promover a economia circular.

Principais etapas e datas

O processo de inovação deste ano será dividido em três etapas: Open Innovation, Sistemas de Inovação e Ecossistemas Empresariais, com foco em trazer as soluções inovadoras ao mercado. As fases de criação dos sistemas de inovação ocorrerão de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, seguidas pela fase de desenvolvimento, de fevereiro a abril de 2025. A apresentação final será no Innovation Day, em maio de 2025.

Composição de um pneu

Um pneu de automóvel leve é composto por 47% de borracha, 21% de negro de fumo, 16,5% de aço, 5,5% de têxtil, 1% de enxofre e outros aditivos. Em veículos pesados, a proporção de aço é significativamente maior.

Como participar

Startups, PMEs ou universidades interessadas podem se inscrever para futuras edições do NextLap através do site f6s.com/beta-i/about.


Fonte: Expresso

Imagem: Canva

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB