Próxima parada para a indústria de pneus: a economia circular

20/12/2021
Próxima parada para a indústria de pneus: a economia circular

Os pneus podem não ser a primeira mercadoria que vem à mente ao imaginar uma economia circular. Seus números estão escondidos à vista de todos. Globalmente, cerca de 1 bilhão de pneus chegam ao fim de suas vidas a cada ano, e as consequências potenciais de descartar, armazenar e despejar pneus podem incluir pegar fogo e criar mosquitos.

A boa notícia é que os pneus de fim de vida, ou ELT, são um recurso valioso para a economia circular. A borracha natural, é claro, é um componente significativo, mas só constitui cerca de um quinto do pneu de um veículo de passageiros. Elementos como polímeros sintéticos, aço e têxteis também desempenham um papel. Cada um tem um propósito único para o desempenho dos pneus, e cada um permanece valioso, mesmo no final da vida. Garantir que esses componentes obtenham um uso final adequado, no entanto, requer pesquisa, planejamento e gerenciamento deliberados.

A maioria dos pneus de fim de vida já estão recuperados. Circularidade é o próximo passo.

A maior parte da ELT já está recuperada, de acordo com o relatório Global ELT Management 2019 do Tire Industry Project (TIP),um fórum de sustentabilidade liderado por CEO para a indústria de pneus que está sob o guarda-chuva do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Nos 45 países considerados, representando mais de 80% dos veículos em uso no mundo, 86% do ELT foi recuperado. Esses achados representam uma melhora significativa nas últimas décadas. Há apenas 30 anos, os Estados Unidos estavam recuperando 17% de seu ELT, em comparação com 75% em 2019.

A indústria de pneus continua a rolar, e seu próximo destino é a circularidade. Membros da TIP, líderes da indústria de pneus, fornecem indicações úteis de onde a indústria está crescendo. Algumas empresas têm reformulado os recursos que usam em seus pneus. A Goodyear,por exemplo, substituiu componentes à base de petróleo por óleo de soja em alguns compostos de banda de rodagem. A Pirelli pretende usar pelo menos 40% de materiais renováveis em pneus de consumo selecionados até 2025.

Em direção à borracha natural mais sustentável e à diminuição da dependência da Hevea brasiliensis — as árvores que fornecem o fornecimento mundial de borracha natural — a Bridgestone investiu no desenvolvimento de uma fonte alternativa, a Guayule, uma planta produtora de borracha nativa dos ambientes quentes e secos do sudoeste dos Estados Unidos e do centro-norte do México. E a meta 2050 do Grupo Michelin- para fornecer todos os seus materiais a partir de fontes recicladas ou renováveis - fará sua parte para mover a agulha da indústria em direção à circularidade. O grupo também está engajado na reciclagem de pneus de fim de vida.

Entendendo a importância da pesquisa para o progresso contínuo, como um todo, os membros da TIP se concentram no avanço do conhecimento global sobre a gestão do ELT (por meio de iniciativas como seu estado de relato de conhecimento). Fabricantes de pneus, recicladores e reguladores estão todos pedindo mais pesquisa e inovação em apoio à gestão sustentável da ELT. No ano passado, a Associação dos Fabricantes de Pneus dos EUA (USTMA) relatou uma redução de 20% na reciclagem de pneus em todo o país desde 2013, observando a importância do desenvolvimento do mercado.

"Três décadas depois de eliminarmos com sucesso 94% dos mais de 1 bilhão de pneus de sucata armazenados em todo o país, este relatório revela que os esforços para encontrar e desenvolver novos usos para pneus de sucata pararam", disse Anne Forristall Luke, presidente e CEO da USTMA, em comunicado. "Devemos tomar medidas imediatas para crescer novos e existentes mercados para reciclar 100% dos pneus de sucata. Isso não só protege nossa saúde e o meio ambiente — como impulsiona a inovação e os empregos."

Asfalto modificado de borracha uma promissora inovação ELT

Organizações como a The Ray - uma organização sem fins lucrativos que busca soluções de estradas líquidas zero em um trecho de 18 milhas de rodovia interestadual na Geórgia - estão forjando o caminho para uma economia circular para pneus através de pesquisa, experimentação e defesa. Este ano, o The Ray trabalhou com a USTMA para examinar os impactos ambientais e os benefícios de um destino para pneus de fim de vida: asfalto modificado em borracha, um material inovador de pavimentação feito de cimento asfáltico e ELT terrestre que carrega uma pegada de carbono significativamente menor em comparação com o pavimento asfáltico tradicional.

O Ray já instalou asfalto modificado de borracha em uma milha das quatro pistas da interestadual, aumentando mais de 40.000 quilos de borracha da ELT no processo. Enquanto testa o pavimento, a organização está procurando investigar pesquisas anteriores, diz Allie Kelly, diretora executiva do The Ray — em questões como: O asfalto modificado de borracha realmente torna estradas mais silenciosas e duradouras que resistem a rachaduras, como esperam os pesquisadores? Essas estradas gerenciam as águas pluviais de forma mais eficaz? A adição de borracha pode reduzir o desgaste dos pneus?

"Quando você entende os conhecidos, você também entende as lacunas e, em seguida, você pode encontrar mais estrategicamente qualquer estudo de acompanhamento ou pesquisa de acompanhamento", diz Kelly. Os resultados foram publicados no verão passado com um apelo imediato por mais pesquisas. Ao revisar mais de 300 fontes acadêmicas e vistoriar 26 agências estaduais de rodovias, o estudo constatou que o asfalto modificado de borracha é uma solução circular promissora que reduz custos ao longo da vida útil do asfalto, prolonga a vida útil do pavimento e reduz o ruído das estradas, entre outros benefícios verificados.

Valorizando o ELT, inovando em direção a uma economia circular

Kelly enfatiza que uma chave para dar aos pneus com sucesso uma "segunda vida e além" está mudando a forma como vemos o ELT. "O problema é que quando o pneu chega ao fim de sua vida em um veículo, não o consideramos uma mercadoria. Consideramos isso como sucata", diz ela. "E nós realmente não investir em sucata."

Houve grande inovação na fabricação de pneus, observa Kelly — desde pneus sem ar até adições de sensores a pneus impressos em 3D. O Ray, reconhecendo o valor no ELT, está defendendo a inovação durante todo o ciclo de vida dos pneus, diz ela.

A mudança das práticas padrão de reciclagem ELT apenas começou. Embora o asfalto modificado de borracha tenha grande potencial como destino para a ELT, Kelly reconhece um propósito mais amplo para organizações como a dela no crescimento deste canto da economia circular: "Acho que nosso papel no The Ray, com parceiros como a USTMA, é garantir que estamos aproveitando ao máximo as oportunidades de fim de vida para pneus de sucata, ", diz ela.

Impulsionando o progresso, juntos

Enquanto o Ray prosseguia seu estudo sobre asfalto modificado em borracha, a TIP estava lançando uma série de oficinas de cadeia de valor para uma gestão sustentável de ELT que visava melhorar a troca de conhecimentos e boas práticas entre os stakeholders. Os frutos desses esforços incluíram o recém-publicado ELT Toolkit for Improved ELT Management Systems. O kit de ferramentas é direcionado para mercados que têm potencial para recuperar mais ELT; A TIP também planeja estabelecer uma plataforma digital para facilitar o compartilhamento de conhecimento entre os stakeholders.

Citando o quão pouco do mundo alcançou a circularidade, o Fórum Econômico Mundial afirma que uma economia circular "requer colaboração sem precedentes". As dez empresas membros da TIP certamente não podem transformar a gestão global da ELT por conta própria. Essa é a beleza da abordagem de compartilhamento de conhecimento da TIP — boas práticas e abordagens que o trabalho deve ser compartilhado para que possam chegar aos stakeholders e regiões onde são mais necessários. Rumo a uma economia circular para pneus, o compartilhamento de conhecimento e a cooperação das partes interessadas serão os principais impulsionadores do progresso.

Esta série de artigos na Triple Pundit que aqui reproduzimos em português é patrocinada pelo Projeto Indústria de Pneus e produzida pela equipe editorial triplepundit. Os membros do Projeto indústria de pneus (em ordem alfabética) são Bridgestone, Continental, Goodyear, Hankook, Kumho Tire, Michelin, Pirelli, Sumitomo Rubber, Toyo Tires e Yokohama Rubber.

Fonte: Triple Pundit

Imagem: Imthaz Ahamed on Unsplash

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